Tratamento do câncer: um desafio

Mais de 10 milhões de casos novos de câncer são registrados anualmente no mundo. Aproximadamente 22 milhões de pessoas vivem com câncer, responsável pela morte de cerca de 6 milhões de indivíduos por ano. Ao contrário da doença cardíaca, as taxas de sobrevivência ao câncer não melhoraram significativamente nos últimos 50 anos. O câncer continua, assim, representando um desafio para a ciência médica. Detecção e tratamentos precoces continuam sendo as melhores opções de sobrevivência.

O atual estado de conhecimento requer novos avanços para complementar as terapias tradicionais – cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Entre as novas opções terapêuticas, anticorpos monoclonais se destacam entre as terapias direcionadas, isto é, aquelas que buscam atuar apenas sobre as células tumorais. Devido a sua alta especificidade para as células alvo, anticorpos monoclonais são, em princípio, menos tóxicos do que quimioterapia tradicional, contribuindo para o controle da progressão da doença, prevenção e controle de metástases e aumentando o tempo de sobrevida.  Existem atualmente no mundo 10 anticorpos monoclonais aprovados comercialmente para tratamento de diferentes neoplasias e mais de cem em desenvolvimento.

A geração, humanização e produção de anticorpos monoclonais envolvem atividades de pesquisa e desenvolvimento na fronteira do conhecimento em biotecnologia, que se afirma assim como importante aliada nos desafios do tratamento do câncer.

Parcerias

RECEPTA tem vindo a estabelecer acordos de colaboração com vários centros de excelência para realizar suas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Saiba mais.

RECEPTA na Mídia

• Valor Econômico - Pesquisa de ponta rompe barreiras nos fármacos. Leia mais
• ISTOÉ fala sobre investigações brasileiras sobre o câncer e doenças cardíacas e cerebrais. Leia mais
• SBMF - Os anticorpos monoclonais como tema de reunião. Leia mais. Leia Mais
• Época - Guia e pensadores. Leia mais. Leia Mais
• Época Negócios - O big bang da bioindústria. Leia mais. Leia Mais
• DBC NEWS - Prof. Dr. Perez em entrevista e relatório de DBC-FM. Leia mais.
Leia Mais

Onde estamos